Fundamental

2º ao 9º ANO

Nesta fase, a escola passa a ter uma nova dimensão para a criança que começa a ter consciência de suas potencialidades. As exigências são outras, aparecem novos desafios e os estudos pedem maior concentração e dedicação. Desta maneira, a criança amplia a relação com o coletivo e constrói novos conhecimentos, aprofundando a capacidade de reflexão. Sua independência e autonomia são fortalecidas à medida que desenvolve a escrita, a leitura, o raciocínio lógico e a capacidade de interpretação. A criança descobre sua maneira de pensar, de aprender e de decidir, vivenciando o processo de aprendizagem de maneira prazeirosa.

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermediam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

1º ao 5º ano

• Manhã: 7h20 às 11h50